quarta-feira, abril 13, 2005

Receita para uma insónia...


Esta manhã acordei com os pensamentos baralhados, como se alguém tivesse invadido a minha cabeça e com o intuito de encontrar alguma diversão tenha cruzado todos os momentos guardados e espalhado aleatoriamente as emoções que a eles estariam correspondidas.
Como é que eu poderei explicar melhor este acto?
Foi como se as alegrias inerentes aos bons momentos passassem a ser sentidas como sorrisos de plástico... melhor ainda, como se as palavras coloridas tivessem sido todas pintadas com uma tinta negra bem carregada. Já os maus momentos, esses foram crescendo exponencialmente, porque alguém decidiu que existia mais emoção e desafio nas operações de multiplicar do que nas banais subtracções. Vendo bem, até que é compreensível essa escolha!
É engraçado, acordar, depois de uma noite mal dormida... daquelas noites em que podemos perder todo o tempo do mundo a olhar para o tecto que mesmo assim ele não muda de cor. Nem vale a pena, fixarmos os olhos com firmeza nessa estrutura imutável ... só o preto da escuridão reina na noite, não há espaço para outras cores.
Nessas noites de insónia, o tempo parece que se esquece de passar... fica por aí distraído com alguma imagem sedutora e vai-se deixando ficar a saborear todas as horas intensamente. Enquanto ele se distrai, tu esperas que essas horas corram e dás voltas nos lençóis, como se fosses um bicho numa derradeira tentativa de escapar ao seu cativeiro. Ficas nervosa, com a ansiedade entranhada na pele e os olhos vermelhos de cansaço. É então, que se inicia o ritual do tentar adormecer... primeiro fechas os olhos, mas fechas os olhos com força, como se tivesses um cadeado nas pálpebras . Depois, vem o esvaziar da mente.
Esta fase é a mais complicada... nunca é fácil conseguir "arrumar" num cantinho os pensamentos e varrê-los todos da tua cabeça . Existe sempre alguma "poeira" que nos esquecemos de limpar, ou porque está bem escondida ou simplesmente porque está tão agarrada aos teus neurónios que nem com uma espátula a consegues remover. Então, vais-te remexendo na cama à espera que esse gesto agressivo assuste os teus fantasmas. Quando sentes que a tua mente já entrou num processo de anulação , inicias rapidamente uma nova fase... agora preenches outra vez a mente vazia com os teus desejos e os teus sonhos.
É lindo, parece que despejas-te sem querer na tua cabeça ,uma lata inteira de tinta cor de rosa, daquelas bem foleiras. Pronto, agora é só ficar a sorrir, com um sorriso dengoso o resto da noite, e o teu problema de insónias está resolvido. Amanhã, já esqueces-te tudo, porque foram só ilusões criadas com a pressa de adormecer... mas não faz mal, porque tu até sabes que os sonhos eram bonitos.
Mas, esta descrição das insónias, veio mesmo a propósito de quê?
Ah! Já sei... da minha noite mal dormida.
Pois é, tive uma noite de insónias... eu e provavelmente mais um milhão de pessoas num canto qualquer do globo terrestre.
Hoje de certeza que vai ser diferente! Esta noite vou-me deitar na cama e vou adormecer como uma pedra...

2 comentários:

Anónimo disse...

Fantástico!

Beijoca!

blueiela disse...

Olá!


Queria agradecer pelas palavras de apreço...apesar de não ter a certeza a quem pertencem;)desconfio...mas não quero ser injusta cm ninguém.
Foram recebidas com muito prazer...isto com toda a certeza do mundo!
Obrigado


beijinhos

blue